segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Nova ordem da vida

Em sã consciência, poucas pessoas se arriscariam a colocar lado a lado porcos e baleias, como se fossem parentes próximos. Sair chamando galinhas de dinossauros ou cobras, animais rastejantes por excelência, de bichos de quatro patas causaria um grau parecido de estranheza. Contudo, mudanças como essas, com cara de absurdo, mas fundamentadas pela própria historia de vida na terra, são algumas das conseqüências mais instigantes do Phylo Code(abreviação para código filogenético), um novo sistema para denominar e classificar os seres vivos.

O principal idealizador do PhyloCode é o americano Kevin de Queiroz, um californiano de 45 anos que é, ele próprio, um enigma classificatório. "Sim, o meu sobrenome é português", diz Queiroz, "mas o meu avô era mexicano e se chamava Padilla. Ele mudou de nome várias vezes, volta e meia adotando nomes portugueses. Queiroz é o nome que ele usava quando meu pai nasceu." Para completar, o especialista em répteis do Museu Nacional de História Natural, em Washington, também tem sangue japonês. "Acho que meus nomes e meu sangue são bem misturados", brinca.
De qualquer maneira, essa confusão genealógica não atrapalhou os traços característicos da personalidade do pesquisador: ordem, lógica, coerência interna. "Eu sou uma pessoa que se esforça muito para ser logicamente consistente. E, além disso, gosto muito de pensar sobre as consequências lógicas das coisas, e isso às vezes leva a idéias novas, como a nomenclatura filogenética."

Origem da palavra Filogenia
Apesar de esquisita, esta palavra de origem de grega tem um significado simples: a filogenia consiste em olhar a diversidade de formas de vida como uma grande família, organizando criaturas em grupos de parentesco e descendência. Tudo muito de acordo com a biologia evolutiva, sem duvida.

Nomenclatura lineana
Mas acontece que a maneira usada para organizar os seres vivos há quase 250 anos, não leva esse principio básico em conta. De fato, o sistema até hoje usado para designar formas de vida, conhecido como qualquer um que já tenha usado o termo homo sapiens para incrementar uma redação de colégio, é a nomenclatura lineana.
Seu criador, o botânico sueco Carl Von Linné ou Carolus Linaeus (1707-1778), elaborou o conceito de um nome duplo, cujo primeiro termo (Homo) designava o gênero , um agrupamento mais amplo de organismos, enquanto o segundo (Sapiens) era o nome pessoal e intrasnferível de cada espécie. As espécies lineanas eram agrupadas em gêneros, depois em famílias, ordens, classes e reinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário